SINTRAL Bahia e UGT-BA marcam presença na Mudança do Garcia com música e mensagens de reivindicação

Durante a vibrante Mudança do Garcia, que ecoou ao som da banda Isqueminha, com Gabriel Levy à frente, a União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA) fez seu desfile pelo segundo ano, trazendo não apenas alegria, mas também importantes reivindicações. Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA, revelou que cerca de mil associados participaram, demonstrando a força e a união dos trabalhadores.

“Nosso encontro na passarela mais popular do Carnaval é uma tradição. É aqui que sindicatos e centrais como a nossa expressam suas demandas, desde o chão de fábrica até os biomédicos, com irreverência e espírito festivo”, destacou Carvalho.

Este ano, o evento teve um significado especial com a participação de Maurício Roxo, presidente do SINTRAL Bahia, que reforçou a importância do evento para a classe trabalhadora. “Estar aqui hoje, ao lado da UGT-BA, é uma oportunidade única de unirmos nossas vozes pelas causas dos trabalhadores, especialmente dos terceirizados que representamos”, afirmou Roxo, enfatizando a solidariedade entre os sindicatos.

A campanha para reconhecer a Mudança do Garcia como Patrimônio Imaterial da Bahia também foi um ponto alto, segundo Marcelo Carvalho. “É um movimento essencial para valorizar esse espaço que é tão representativo da nossa cultura e da luta dos trabalhadores baianos”, disse ele.

Os “pirulitos” do bloco UGT-BA na Folia destacaram reivindicações que ressoam com as necessidades da comunidade, como a expansão das UPAs, melhorias na limpeza urbana e infraestrutura de segurança pública, aumento do salário mínimo local e a construção de mais creches, evidenciando um Carnaval engajado com as questões sociais de Salvador.