SINTRAL conquista direitos de trabalhadores da UFBA em rescisão contratual; Sindicato faz força tarefa para atender a categoria

Na última semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, o SINTRAL Bahia promoveu um trabalho de apoio jurídico aos trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza Ambiental (Asseio) da empresa EMBRAPES que prestavam serviço na Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

A equipe sindical montou uma força tarefa em um dos auditórios da UFBA para receber toda a categoria, dar baixa da Carteira de Trabalho (CTPS), entrega da guia de seguro desemprego, assinatura do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) e da chave do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos ex-colaboradores da EMBRAPES. A realização dessas medidas foi possível após a atuação intensa do SINTRAL junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Esse contrato é com a UFBA, mas foi uma grande luta para conseguirmos garantir todos os direitos da categoria. Graças à parceria com o MPT e a união do sindicato com a categoria é que conseguimos mais essa conquista importante. Por isso reforçamos a importância dos trabalhadores e trabalhadoras estarem conosco, nos apoiando, pois o SINTRAL se fortalece com a união de todos e todas. E permanecemos à disposição, através dos canais de atendimento, como WhatsApp e telefone.”, afirma Maurício Roxo, presidente do SINTRAL Bahia.

Através das mediações, o SINTRAL tem conseguido êxito, pela via extrajudicial, no pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores e permanece atuando a fim de garantir e resguardar os direitos da categoria. Novas rodadas de mediação irão acontecer para tratar das pendências constatadas durante a última semana, assim como para resolver o pagamento daqueles que ainda não receberam. “A gente não aceita nenhum direito a menos, vamos continuar na batalha para que todos recebam seus valores corretamente”, completa Maurício.