Nova gestão do SINTRAL mostra resultados da luta pelos direitos dos funcionários da EMBRAPES

Ações Sindicais

Desde o fim dos contratos entre a EMBRAPES a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Hospital Universitário (HUPES), além dos atrasos da empresa nos salários de funcionários da Maternidade Climerio de Oliveira (MCO), o SINTRAL Bahia tem travado uma verdadeira batalha para que todos os trabalhadores prejudicados pela empresa receberam todos os seus direitos.

“Buscamos o Ministério Público do Trabalho (MPT) e, diferente do que acontecia no passado, quando essas empresas terceirizadas davam calote na nossa categoria e ficavam anos na Justiça, sem pagar, agora a gente tomou a frente e conseguimos várias vitórias, explicou Maurício Roxo, presidente do SINTRAL.

Na UFBA, a sindicato conquistou o pagamento das rescisões, a baixa das carteiras de trabalho, entrega dos documentos do seguro-desemprego e do FGTS. “Em relação à UFBA, 80% dos problemas já foram resolvidos. A EMBRAPES queria empurrar com a barriga esse problema, mas acionamos a Justiça e não aceitamos”, completou Roxo.

Já no HUPES, o processo continua. As negociações estão em andamento. “Buscamos o Ministério Público do Trabalho, pois a empresa não cumpriu com a promessa de pagamento dos atrasados. Comunicamos à Procuradoria do MPT para que a EMBRAPES pague tudo o que deve aos funcionários do hospital”, diz Maurício Roxo.

Por fim, na MCO, o SINTRAL conquistou, através do MPT, um acordo estabelecendo o pagamento dos direitos dos trabalhadores pela Maternidade, em caso de atraso pela EMBRAPES. “Garantimos que não ocorram mais as infindáveis esperas para o pagamento dos salários e benefícios”, completou o presidente do SINTRAL.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical a qual o SINTRAL é filiado, reforçou o apoio ao sindicato para fortalecer o trabalho de base. “Seguimos dialogando com as lideranças do movimento sindical baiano, pois a nossa unidade é a nossa força e sempre estaremos na base e na luta, disse Marcelo da UGT, presidente da central na Bahia.

“O trabalho está sendo feito e já dá muitos resultados. Anos que vem estaremos ainda mais fortalecidos e prontos para continuar defendendo nossa categoria a qualquer momento”, finalizou o presidente do SINTRAL, Maurício Roxo.